PAROQ. DE CRISTO RESSUSCITADO

RELATÓRIO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL.

REALIZADA NO DIA 07 A 09 DE JANEIRO DE 2011.

A Assembléia deu inicio as 14:30 hs. com a Oração, na Igreja matriz. Após, viemos para o Centro PASTORAL e o Padre Alejandro explicou o encaminhamento dos outros dias o que vai acontecer. Após Padre passou a palavra a Irineu que fez uma apresentação, quem sou, e de onde veio.

Apresentação dos participantes por comunidades:

Paroco: Pe. Alejandro Gollas Mares, MG

Colaboradores: Diac. Alijandro Alvarez Velazquez, MG    

Comunidade Equador: Franciele, Marciel, Reginaldo, Mario Silva;N.sra.do Livramento-Aldinei, Jaime e Raimundo Almeida; São Jorge-Miriti- Ana Raimunda, Antenor,Ronilson Soares; São Sebastião-Boca das Garças- Marcilio; Sagrado Coração-Jurupari- Valdivino.

Comunidade Sagrado coração de Jesus –Santa Cruz Cristo Rei Novo Amazonas- Antenor; São José Augusto Montenegro-Alessandra, José Maria;: Gilson Monteiro Bentes; Comunidade São João –Liberdade- cidade José Nazi; Comunidade São Sebastião- Tabocal- Valcinéia; Comunidade Bom Jesus- Arrozal- Mercedes; Comunidade São Lázaro Sumaúma- Valdir; Comunidade  do Limão- Anderlandia; N. Sra. de Nazaré – Terra preta do Limão- Gracenira; São Lázaro- cidade- Naia, Maria da Luz, Elias; Comunidade de N.Sra. de Fátima - Arrozal: Valcicleia,  Orivaldo, Orimar; Divino E. Santo_ Nova Esp. Glórinha; Cristo Ressuscitado: Edir Maria, Maria das Graças, Eliana Queiroz, Ivone, Arilene, Romenio,Tony,Adel, Marilene- Comunidade São Lázaro- Paraná do Preto -Jobson; Comunidade Santa Fátima-Beira Rio- Marciel, Maria Dilce; N.Sra. Fátima-Costa do Amazonas- João; Santo Antonio-P. do Moura- Sabá; .N.Sra. de Fatima- Costa do Am. Ronaldinho João; são Sebastião Itapeaçu- Raimundo Trindade; N.Sra.Conceição-Est. do Tabocal-Junilson; N.Sra.da conceição-vila silva -Jaime,Serginho e Jair. Após apresentação, o Irineu fez a divisão dos grupos para responderem algumas questões.

GRUPOS 01; 07 Comunidades; Grupos 02: 01 Comunidade; Grupos 03: 04 Comunidades; Grupos 04: 05 Comunidades; Grupos 05: 03 comunidades; Grupos 06: 09 Comunidades.

Merenda: às 16:30hs. Animação. Após o Irineu explicou como seria a avaliação nos grupos, foi dividido em três grupos : Grupo (01) e (02);  Grupo 3 e 4 e  grupo 5 e 6.Para  responder a avaliação.

As 18: 45hs-Janta e as  19:30 hs- Missa.

SABADO:

7:30H – Oração na Igreja matriz,

As 8:00h –Animação.

As 8:15h- A ESPIRITUALIDADE DO  EVANGELIZADOR.

ASSESSORA: FÁTIMA MAIA.

IS.50,4-5- O que nos chamou atenção nesse texto. O Senhor Javé nos deu capacidade de falar como discípulo e ouvir, é aquele que tem como referencia que segui o Mestre.

Refletindo.

*O que nos anima?

*O que nos dá força?

*E o que nos atrai e nos seduz a sermos lideranças, catequistas e evangelizadores?

De onde vem tudo isso, vem dos sacramentos, da comunidade.

O que é mesmo Espiritualidade?  R-É um estilo de vida, uma maneira simples de viver. É vida guiada e animada pelo Espírito Santo.

*É o cultivo da presença do Espírito,  que com a graça de Deus, anima a vida e as ações dos Cristão estimulando as iniciativas para o crescimento do Reino de Deus.

*Espiritualidade é a capacidade que tem a pessoa humana de diálogo e entrar em harmonia com os apelos que vem do seu interior.

*Espiritualidade é algo essencial para a vida de todo cristão.

*Espiritualidade é como um perfume que se desprende da pessoa, do seu intimo.

ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA, DA LIDERANÇA DO EVANGELIZADOR É:

1-Eclesial Liturgia.-

2-Bíblica- Livro por excelência

3-Cristocentrica Eucaristica. Cristo foi o centro de toda animação

4-Mariana encarnada na realidade.

AS QUATRO COLUNAS DA ESPIRITUALIDADE DO AG. PASTORAL.

*Eclesial- Litúrgica-

*A vida da Comunidade.

*Catequese.

*Sacramentos.

Igreja Comunidade é o lugar privilegiado do encontro sacramental com o Senhor vivo e Ressuscitado. É na comunidade que encontramos Jesus vivo.

*O EVANGELIZADOR acolhe com fidelidade o mistério da Igreja, celebrando e testemunhando o mistério de Jesus Cristo, participando com amor das festas litúrgicas,vivendo plenamente o ano Litúrgico. A nossa espiritualidade tem ser eclesial.

*ESPIRITUALIDADE BIBLICA- A Bíblia é o livro por excelência do catequista, da liderança do evangelizador. A Igreja tem 3 tradição: Magistério-  os documentos do Papa, dos bispos,são os ensinamentos da igreja, os documentos que nos orienta para fazer.

*O Agente de Pastoral é o anunciador desta palavra-

*O agente de Pastoral tem hábito da leitura bíblica, vive com fé e entusiasmo esta palavra e é anunciador da Boa Nova.

ESPIRITUALIDADE EucarÍstica-Cristocêntrica. A graça que recebemos de graça é a Eucaristia. O agente de pastoral participa da vida celebrativa da Igreja comunidade, da celebração eucarística como ato central da sua vida, alimentando a sua vida de oração, de contemplação e sacramental. Por que Cristo é o Centro de todas as atividades de nossas vidas.

Cristo é o centro de toda sua vida. É por Cristo, com Cristo e em Cristo.

ESPIRITUALIDADE MARIANA.

*Maria serva obediente, cheia de graça, a bem aventurada, a primeira dizer Sim ao projeto de Salvação

*Segue o exemplo de Maria, realizando na humildade do serviço e no acolhimento da palavra viva de Deus.

*Amor filial a Maria, mãe e modelo de catequista, busca meditar e guardar no coração as experiências de vida com o olhar da fé, na intimidade com Cristo.

Doutrina: São as verdades da fé. O que a igreja, anunciar, prega e vivencia sobre ( a nossa fé Cristã) quem é Deus.

O CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE QUE JESUS PROPOE.

A MÍSTICA: É de onde sai essa animação rezar.

 JO 15,1-17-A videira unidos a Cristo- hoje é a Paróquia

Lc. 5,16-Jesus se retira para rezar.

Lc 6,12- Jesus vai às montanhas

Lc 11,1- Jesus rezando

EXIGENCIA: João 13, 12-17- Jesus lava os pés

CONDIÇÕES: Lucas 14, 25-34; 10,37-38- Amar a Cristo.

Merenda: 10:15hs.

O Irineu fez uma pequena revisão do assunto que a Fátima  fez. Após o mesmo falou que os Coordenadores receberam uma apostila, onde está o objetivo Geral da Paróquia.

  OBJETIVO GERAL DA PARÓQUIA

 “Evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo como discípulos Missionários, promovendo a dignidade da pessoa através da capacitação e catequese, renovando a Comunidade paroquial, contribuindo para a construção de uma sociedade justa a Solidaria para que todos tenham vida em abundância. ( Jô 10,10).”

Padre Alejandro Gollaz, deu continuidade no encontro refletindo e aprofundando melhor sobre o objetivo geral.

Padre falou sobre as comunidades que não tem catequese- dificuldades. Algumas não tinham coordenação completa, e eles conseguiram. Ajudar algumas comunidades, fazendo eleições para coordenadores. Pediu o plenário dos grupos apresentaram-se.

PLENÁRIO POR GRUPOS DE COMUNIDADES E PASTORAIS.

Grupo: 1 e 2.- Só duas comunidades tem catequese de criança.

Liturgia- Todas as comunidades presentes têm liturgia.

Sobre as visitas seu João Arruda comentou que visitaram todos às Comunidades do grupo l. Retificação: Evasão de alguns moradores, diminui pessoas criaram e 2  comunidade subdivididas.

Sr. Marcilio falou sobre  o repasse dos 30%. O mesmo perguntou sobre festa religiosa e Social. O que deve ser repassado: Segundo o seu entendimento que deve passar sobre a festa religiosa. Sra. Fátima esclarece sobre as festas dos Padroeiros. No interior as Comunidades foram criando Comunidades sociais- antes era apenas eclesial, hoje está inserido num só.

Festa Social- esporte, festa dançante.

Festa Religiosa- Missa, batizado, casamento etc. leilão, bingos, ofertas, doações- deve-se separar: As Comunidades não devem usar o dinheiro do Santo padroeiro para pagar conjuntos musicais, bebidas etc. Obrigação e dever das comunidades fazer os repasses.

2. Comentário dos grupos 3 e 4:

Quanto às avaliações das atividades das Comunidades ano 2010. Os grupos avaliaram o que fizeram ou não durante o ano 2010. Irineu explicou sobre as questões polêmicas quanto a questão do repasse de 30% para paróquia sobre as festas dos padroeiros.

Sugestões: Criar recursos para cursos de Catequese dentro dos grupos.

*Política e Comunidades; Sugestões: Construções das capelas, com local para sacristia, banheiro, piam e espaço para guardar os mat. Igreja.

Planta do Terreno. Novas Comunidades dentro da própria.

Comentário do grupo 5 e 6: Jaime- fez as suas  colocações.

Sugestões: Continuidade das visitas por grupos, não haver interferências nas festas, ministros da palavra nas Comunidades, Melhoria sobre a vida espiritual.  

Comentário de Fátima: animação dos grupos uns com outros, ajuda fazer planejamento para organizar festas.

Cursos- perseverantes na oração- a partir das necessidades.

Questão do Dizimo: esquecer percentual dízimo é entrega é partilhar, dá conforme o impulso de seu coração.

Comentário do Padre- disse que nossa Paróquia é nº 1 em questão de doações a outras prelazias e paróquia como as da Campanha da Fraternidade, missões e outros e sobre questões dos repasses- se as comunidades não podem repassar a porcentagem, escrever uma carta ao padre, pedir autorização e esclarecer o porquê. A mesma partilhou uma experiência da comunidade de São José Itac. Ano passado fizeram o natal do Dizimista, foi bem animado e teve uma renda, com esse dinheiro climatizaram a Igreja, fizeram palco etc. Sobre cultos nas comunidades realizaram cursos para leitores- preparar bem leitores, ensaiar bem.

PLENARIO SOBRE AS PASTORAIS.

Responsável: Arilene Serrão, explicou sobre as 08 Pastorais compostas na Paróquia.

Pastorais: * Catequese, pastoral da família, pastoral do Dizimo, Pastoral da juventude, , Coroinhas, Apostolado da Oração e Ministro.

Entre as diversas pastorais sobre o planejamento do ano 2010.  Somente a PJ não fez  planejamento.

Coordenação Completa.

*A maioria não estão completas.

*Plano foi Cumprido

*Somente Apostolado da oração cumpriu 80% do seu plano e  objetivo foi alcançado.

Quais as dificuldades. Faltam  recursos humanos-+ pessoas para trabalhar e ajuda nas pastorais.

Quais os acertos? Muitos- quase todas realizaram algo. A P. Catequese conseguiu realizar um curso no meio do ano e a Feira Catequética no mês de novembro.

Sugestões: Pastorais querem e pretendem fazer visitas a outras Pastorais até outros municípios. Convidar o Bispo para instituir novos ministros para as Comunidades.

Pastoral catequética- Criação de pastorais nas Comunidades.

Pastoral da liturgia: Capacitação de lideranças nas Comunidades para ajudar organizar liturgia.

Apostolado da Oração: Criação grupos nas comunidades para fundar o apostolado de oração. Comentário do padre sobre como se sentem as  Comunidades em relação a criação dessas pastorais.

Maria Glacenira- com. N. Sra. de Nazaré- T. de preta do Limão – perguntou sobre a diferença entre as pastorais da catequese, liturgia e da Criança. Arilene- explicou sobre a Past. Catequese- Eliana explicou sobre a Past. Liturgia, Dona Graça explicou sobre a pastoral da criança, Moises, falou sobre a pastoral da juventude, as atividades que pretende realizar durante este ano. Expectativa de melhorar ainda mais a pastoral e estender a outras comunidades, já tem um planejamento para o ano 2011.

Após o recreio da tarde, muita animação e palavras do Coordenador, Raimundo Marques leu o relatório das atividades que foi realizada durante ano de 2010 e os gastos que tivemos. Explicou sobre seu trabalho como Ministro da Eucaristia, as visitas as Comunidades. Falou sobre a participação nesta assembléia, disse  que este ano  é de muita chuva , tem menos  pessoas, que ano passado, porém mais participação de comunidades. Falou sobre os trabalhos dos Missionários de Guadalupe que fazem o possível para ajudar as comunidades mais distantes. Fez uma breve avaliação sobre todos os problemas já discutidos na assembléia, como os repasses dos padroeiros, catequese nas comunidades, divisão de comunidades pequenas sem pastoral- desunião de atividades realizadas em 2010. Prestando contas sobre o que foi realizado na Paróquia de Cristo Ressuscitado- economia estável 76.540,00.

O padre comentou sobre o tempo que já está aqui, ele tem um período de 1 ano. Agradeceu a hospitalidade das comunidades com sua visita. O que atingimos durante este ano: se elaboraram os objetivos e falou sobre a importância da Evangelização dentro da igreja- ressaltou sobre as fortalezas dos grupos e as fraquezas como a falta de catequese nas comunidades. Mostrou o organograma da paróquia de cristo ressuscitado 0.

Padre Alejandro sugeriu ter agentes para ajudar no ministerio, visto que o Diácono estará retornando para o México, portanto ficará só um Sacerdote na paróquia, ele sugeriu que se pague pelo menos um salário MÍNIMO para um Catequista que queira assumir a evangelização nas comunidades. Propostas para 2011- que se realizem Celebrações dos sacramentos de matrimônio, Batismo, Eucaristia nas comunidades, falou sobre o orçamento gasto durante o ano e a necessidade de ajuda das comunidades e as Metas a serem alcançadas neste ano 2011.

 CONSIDERAÇÕES:

O Irineu fez o mapa das Pastorais que tem nas Comunidades, só está viva a liturgia. Seu Maciel falou que na Assembléia passada algumas pastorais se comprometeu a visitar as comunidades e não aconteceu. Seu José falou que as Catequistas são funcionários e não podem participar. Dona Ana  falou que começaram um trabalho, mas era pouca criança que participava da catequese. Que motivação está usando para trair os Comunitários e as crianças? Irineu lembra o objetivo- renovar as Comunidades. Glacenira quer entender festa religiosa e festa Social. O Irineu apresentou através do gráfico as comunidades que está bem e aquelas que estão mal, e o que estão querendo para dois mil e onze:

09-Comunidades pedem formação para preparar a celebração; 05 Comunidades pedem uma nova sede para festa; Falta de pessoa engajada nas comunidades 5x; falta de interesse da Coordenação 5 comunidades; Necessidade de catequistas de crianças 07 comunidades; Diante disso vocês estão convidados apontar sugestões:

1)      Continuar as visitas por grupos principalmente nas festas dos padroeiros; 2) Formação para catequistas de criança; 3)- melhoria nas capelas; 4)- Visita da equipe pastoral.

5)-Mas compromisso e seriedade em assumir os interesse da comunidade. Padre Alejandro admirou a apresentação das necessidades das Comunidades através do gráfico.

As 18:0hs jantar e as 19:30hs show de fotos e animação.

DOMINGO. ( 9-01-2011)

AS 7:00hs Café e as 7:30 hs oração

AS 8:15hs  Palestra sobre Drogas e nossa Realidade Amazônica.

Assessora: Psic. Maria Domingas.

A mesma deu boas vindas, esclarecendo sobre o seu trabalho.

Sobre Drogas- organização Pan-Americano de Saúde.

Droga Psicotrópica é aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, trazendo como conseqüências alterações do comportamento do psiquismo.

Drogas no seu contexto legal- explicou sobre o que são drogas lícitas e drogas ilícitas, a equação do comportamento que é a dor + droga ou comportamento compulsivo é igual a alívio imediato + dor futura.

Diversos tipos de drogas como: as estimulantes, as alucinógenas, depressoras.

Estimulantes:

Anfetaminas, tabagismo, cafeína, cocaína, crack e suas conseqüências drásticas que afetam muitas famílias, jovens e etc., inclusive, segundo a psicóloga, sabem que aqui no Município de Urucurituba, está havendo sérios problemas com drogas, pois foi constatado por jovens que passaram pelo presídio de Itacoatiara.

Calmantes- alguns tipos de medicamentos, Opiláceos derivados de plantas, barbitúricos, bebidas alcoólicas, solventes inalantes ( cola de sapateiro, acetona, tinner etc.

Drogas Perturbadoras ou alucinógenas que causa perturbação mental.

LSD- ácido lisérgico, maconha, Êxtase, anabolizantes.

Quais motivos para usar drogas:

Agüentar situações difíceis, privações ou carências, estimular ou alcançar algo( roubar brigar etc.),  ficar acordado ou para dormir, curiosidade, para emagrecer ou engordar ( anorexia, perda peso), fugir ou enfrentar certos problemas, esquecer ou memorizar,inspirar a fazer algo, sentir prazer, aliviar dor, tensão, angustia, depressão dependência, força de hábito, encontrar novas sensações ou novas satisfações.

Causa do abuso de drogas.

Muitas pessoas que abusam de drogas, mesmo sabendo do perigo que correm, sobre o caso de pessoas viciadas que, agem pela inconsciência, teimosa, desobediência, fuga de algo, pelo prazer mórbido, a tendência á autodestruição e pelo impulso incontrolável.

Perguntas da Assembléia. Seu Raimundo Trindade.  Perguntou dependentes de drogas pode gerar um filho drogado? O que fazer para ajudar os dependentes químicos. Como sei se meu filho está usando drogas? Resposta: Verificar as mudanças de comportamentos hábito da alimentação- compulsiva etc.

1)Qual o perigo para quem usa crak?; 2)Pai e mãe usuário se o filho é usuário. Probabilidade é muito grande, principalmente quando pai alcoólatra - pode gerar dependentes químicos.

3) Porque é difícil o tratamento? Depende da estrutura política. José Maria- Augusto Montenegro- Conhecimento de projetos em Manaus, que ajudam tirar jovens desses riscos ou no município. Sabe que dificilmente isso chega às Comunidades. O que leva muitas pessoas a entrar no mundo do tráfico? O poder aquisitivo uma facilidade para ganhar dinheiro, levantar valores rápidos e fazer através de venda de drogas. Comunidades que são submissas. Sofreu ameaças para tentar querer o bem das pessoas e sabe que isso aconteceu com muitos. Sr. Raul falou que o problema das drogas afetas todos nós, não é só do prefeito ou qualquer governante. Nós como Igreja,temos que fazer o possível para ajudar a saírem desses problemas, segundo ele, as drogas corrompe as pessoas, o usuário por mais que ele saia das drogas, fica marcado e relatou fatos acontecidos em sua vida anteriormente. Seu João dos Santos falou sobre a impunidade, governantes família que não vive o amor de Deus, temor   de Deus , vive numa família destruturada, leva muito a cair no erro.

DEPENDENCIA.

É o impulso que leva a pessoa a usar uma droga de forma contínuo (sempre) ou periódica ( freqüente) para obter prazer.

Dependência caracteriza-se pela pessoa não conseguir controlar o consumo de drogas. Agindo de forma impulsiva e repetida.

ATITUDES A TOMAR.

1-Diálogo franco e aberto; 2- Agir com autoridade e não com autoritarismo; 3- Informar-se sobre o assunto sem preconceito.

PREVENÇÃO.

Educação; Sensibilizar e mobilizar a comunidade; informar o jovem contra a valorização perversa do comum de drogas; informar e educar sobre as conseqüências coletivas do uso e abuso de drogas; fazer reunião na comunidade para orientar as famílias e jovens sobre a conseqüência e uso da mesma. A psicóloga finaliza sua palestra com uma música para reflexão. Prevenir religioso ajuda a melhorar ou prevenir os filhos se livrar das drogas. Seu João dos Santos  falou sobre leis absurdas que tem como ampara os menores de 18 anos , Lei da Maria da Penha, código penal brasileiro, leis e impunidades da parte dos governantes. Dra. Psicologia- falou sobre as orientações que deve ter o individuo, sem distinção de crime que pratica uma forma de mudar a mente de um, indivíduo para buscar oportunidades e até conseguir provar que pode ser um cidadão comum valorizado. A psicóloga agradeceu a todos e pediu benção para todos. Após a merenda o Irineu apresentou as linhas de Ação evangelizadora, dos anos anteriores:

2008- Igreja; 2009-Sacramentos; 2010-Dízimo; 2011-Vocações- prioridade  deste ano pede ao apostolado rezar muito pelas vocações para renovar vocações sacerdotes e religiosa, padre falou sobre as dificuldades de encontrar mais pessoa ou sacerdotes  para trabalhar nas paróquias e prelazias. Após apresentou as linhas que irão para votação  com a assembléia para trabalhar no ano de 2011. A partir das linhas de ação traçadas Ver e Julgar, Irineu pediu para cada comunidade responder ao questionário abaixo, sobre o que as Comunidades consideram como prioridades. Pediu que enumerasse de 1 a 7.

PROPOSTAS DE LINHAS DE EVANGELIZAÇÃO PARA 2011.

       Vocações(    ) Bíblia;

(    ) catequese;

(    ) Celebradores de culto;

(    ) Coordenações;

(    ) Dízimo;

(    ) Festas religiosas ( padroeiro)

(    ) pastorais nas comunidades.

De acordo com as votações da Assembléia foi decidido como prioridade mais urgente a  serem trabalhadas este ano:  Vocações, Bíblia, Catequese, Celebradores de culto.

  Irineu explicou sobre o celebrador de culto é aquele que exerce função ministerial, Catequista de criança é aquele que trabalha com criança, não confundir catequista com celebrador de culto. Necessidade de investir de forma paroquial o dízimo em todas as comunidades, festas religiosas- separar só religiosa e social, ou seja, datar a festa religiosa e social. Foi distribuída aos participantes as linhas de Ação evangelizadora da paróquia para serem respondidas e a prestação de contas da paróquia para serem observadas. Padre esclareceu sobre o dinheiro que entra e sai na paróquia, fora o que recebem dos Missionários de Guadalupe. Disse que a Paróquia ate 2010 não pagava o salário dos padres. Mas a partir deste ano 2011, será pago um salário mínimo a eles para que possam cont. trabalhando e pesando num padre amazonense que ele vai precisar ser sustentado pela paróquia. Irineu e padre pediram que a Assembléia decidissem através das linhas de ação evangelizadora o que é de maior prioridade para eles

Retorno da tarde = domingo.

O Padre ressaltou que precisa pessoas para preparar e que sirva de intermediário par a orientar os comunitários nas comunidades. Coordenadores dos grupos para ajudar dão suporte para Paróquia. Seu Ronilson fala que é a 1ª vez que está participando e coordenando, disse que não tem muita prática, eles muitas vezes gastam  para capacitar pessoas, para trabalhar e nem sempre comparecem, entretanto fica sem apoio. Catequista permanente para transmitir informações e passar a paróquia. Proposta da Paróquia segundo Sr. Raimundo esse Catequista permanente receberia um salário mínimo  um contrato com a paróquia. Caso do Coordenador do grupo 1 que era João Paulo, se ausentou e não comunicou o grupo,  Padre falou que ele o comunicou. O Sr. Raimundo Trindade ainda sobre a escolha dos Coordenadores de grupos propõe que aquele que for escolhida, seja pessoa interessada, disposta e que corresponda com os anseios dos grupos. Pediu formação para os catequistas veteranos que houve, foi decepcionante, pessoas não comparecem, os grupos, mas não mandam ninguém, disse que é melhor buscar outras formas de programar os cursos para não fazer despesa em vão. Caso de Comunidades ou grupos que pedem capacitação e na hora não comparecem. Portanto, as prioridades sobre as linhas de ação evangelizadoras mais votadas pelas comunidades além de: Dona Lucélia falou que ela prefere ainda que seja como prioridade, Coordenadores que não participam da parte de evangelização. Preparar coordenadores é essencial: Proposta- reunir os grupos de comunidades novamente para fazerem seu planejamento para 2011. Os participantes reuniram por grupos de comunidades irmãs para ver o que é mesmo importante: Após a merenda.

PLANEJAMENTOS DOS GRUPOS.

Grupo 1 e 2= José Maria  - foi escolhido a Bíblia,  como? Fazer um retiro com as comunidades e família, Catequese- estudar em grupo escolhida em uma com. Para grupos; Coordenação- estudar em grupos em um comunidade escolhida para grupos . Sobre as vocações- espero que dentro dos estudos Bíblicos aconteça os assuntos vocacionais.

Grupo 3.  Vão reunir com os outros coordenadores de outras comunidades que não estão presente, para repassar os assuntos da Assembléia. Estudo Bíblico- presença de alguma pastoral paroquial ( alguém da coordenação central).

Grupo 4. Fazer um retiro e estudo Bíblico com pessoas preparadas para preparar bons Catequistas, celebradores de culto; Coordenação- Que os grupos se responsabilizam com as despesas. Ressalva sobre as questões de cursos que avisem com antecedência.

Grupo 5= Bíblia 1º estudo- curso bíblico; Catequese- pediram formação; celebrantes de cultos- formação para celebrantes; Coordenação.

Grupo 6- Secretário Elias.

 1º Estudo Bíblico- com pessoas capacitada, preparadas para trabalhar na Comunidade. Para Paróquia para ajudar formar catequistas.

2º Catequese- curso com pessoas formadas para aqui;  3º Celebradores de culto;

Grupos de Pastorais: Izete Galvão.

A mesma assumiu o compromisso de ajudar as Comunidades para grupo. A parti de maio- curso Bíblico.

Catequese- a partir de amanhã já inicia o curso de Catequista. Reforçou que as comunidades que pedirem o curso se façam presentes. Com a palavra o Sr. Raimundo ressaltou sobre a importância das pastorais em assumir tais responsabilidades nos grupos, porém, procurou lembrar a colocação da Izete, que as comunidades participem dos cursos. Falou sobre as ações dos Coordenadores, mostrar serviço, ser ativos e não medir esforço para ajudar as suas comunidades.

CONSTATAÇÃO.

Padre Alejandro tem uma proposta  para reunir 2 x por ano, a primeira julho, local Augusto Montenegro; A 2ª reunião setembro, local em Itapeaçu. Proposta  sob grupos de Comunidades irmãs e discutir ou estudar as prioridades.

Catequese- amanhã começa 2ª etapa do curso para catequistas novatos; 3ª etapa do curso de Catequistas novatos será em junho / 2011.

Compromisso do Padre- Elaborar ma oração Vocacional com uma imagem para Comunidades para se comprometerem a ajudar, orar para vocações; Comprar + bíblia- para promover que cada família tenha Bíblia em casa + econômicas; ABC da Bíblia- est. aqui, em Itapeaçu pede que as comunidades procurem conhecer- o ABC da Bíblia, uma forma de conhecer e obter uma cultura sobre a Bíblia; Campanha para pessoas que não são crismadas- proposta mês de Novembro ou dezembro; Convidar a visitar do Bispo Itapeaçu, Augusto Montenegro. A seguir apresentou o Calendário das festas a nas Comunidades de janeiro a Dezembro. Continuando o padre falou que toda a atividade precisa fazer uma Avaliação pediu que 3 pessoas que falassem: pontos negativos e Positivos: Ponto Positivo: Palestra, Estudo, presença do Irineu na assembléia, conhecimentos adquiridos; Negativos; Ausência das comunidades que não comparecerem, inscrição o valor foi pouco  R$ 10,00  cochilo durante a assembléia; Sugestões: Que as taxas sejam  mais  para ajudar na alimentação. Assembléia encerrou com a Santa Missa às 19:30 hs na igreja não matriz: Agradecemos a todos que participaram e as comunidades que vieram. Que Deus possa orientar e encaminha para realizar todas as Prioridades que foram aprovadas.

Eu Secretária, Maria Dilma Vieira, lavrei este relatório que vai por mim assinado:

 

**************************************************************************

 

 

PLANEJAMENTO PARA O ANO DE 2010/2011

COORDENAÇÃO PAROQUIAL

OBJETIVO GERAL:

O melhoramento nas atividades a serem realizadas na Paróquia no seu contexto geral, visando dar mais segurança nos trabalhos Pastorais, Obras, e outros serviços nas diversas áreas da Igreja.

Objetivo Específico:

Dinamizar, e fazer que todas as etapas sejam cumpridas dentro das datas previstas em comum acordo com os comunitários.

  1. Reuniões todos os finais de mês na última 5º feira com todos os membros da coordenação inclusive o Pároco;
  2. Reuniões de dois em dois meses com todos os membros das Pastorais;
  3. Reuniões com todos os membros do CPP pelo menos duas vezes ao ano
  4. Reuniões com os funcionários de três em três meses;
  5. Dar continuidade nas Obras da Igreja, dando prioridade à construção da Igreja Matriz, se necessário usando parte do dízimo e outras doações;
  6. Fiscalização geral nos bens da Igreja, trabalhos e todas as atividades Pastorais e extra Pastorais;
  7. Participar juntamente com o Pároco na viagem dos grupos de Comunidades Irmãs (Grupos: I – II – III – IV – V e VI) e outras atividades relacionadas de acordo com a necessidade ou solicitação do Pároco.
  8. Representar sempre a Paróquia (Comunidade de Cristo Ressuscitado) junto às entidades, quando necessário.
  9. Assumir em conjunto com festeiros, Pastorais e o Povo a Festa do Padroeiro e do Divino Espírito Santo.
  10. Prestar contas em tempo hábil de todas as atividades realizadas no âmbito Paroquial.

Urucurituba-AM., 14 de maio de 2010.

Raimundo Chaves Marques – Coordenador       João Vieira dos Santos – Vice

Valcimar Barata – Tesoureiro                    Dilma Vieira – Secretária.

Audinei Ramos Matos – Obras                 José Eron – Vice

 *******************************************************************

PLANEJAMENTO PARA O ANO DE 2010/2012

MINISTROS DA  EUCARISTÍA

OBJETIVO GERAL:

O melhoramento nas atividades a serem realizadas no Ministério da Eucaristia da Paróquia no seu contexto geral, visando dar mais segurança nos trabalhos Pastorais da Paróquia de Cristo Ressuscitado.

Objetivo Específico:

Dinamizar, e fazer que todas as etapas sejam cumpridas dentro das datas e horários previstas em comum acordo com as comunidades.

  • Ajudar nas celebrações aos Domingos pela manhã, tarde e a noite;
  • Levar a eucaristia nas comunidades nos dias de Domingos e / ou quando necessário;
  • Celebrar culto da Palavra;
  • Visitar os doentes nas casas e hospital uma vez por semana;
  • Levar a Santa Eucaristia aos doentes;
  • Celebrar culto na Matriz na ausência do Padre e / ou quando ele não estiver na cidade;
  • Celebração das Exéquias;
  • Fazer oração todos os dias em casa e /ou na Igreja, e participar das adorações ao Santíssimo Sacramento;
  • Preparação, e / ou capacitação para ministros das comunidade;
  • Convidar pessoas a participar do curso de capacitação de ministros as terças feiras às 17h30.

Urucurituba-AM., 14 de maio de 2010.

João Araújo de Castro – Coordenador 

Alberto Melo – Vice

 

 ***************************************************************************

 

 

PROJETO MINISTÉRIO DA FAMÍLIA / GRUPO MUSICAL

 

 

Objetivo do Projeto:

Servir ao Senhor sem medir barreiras, no serviço do amor, fraternidade, harmonia e, sobre tudo, da Evangelização, comprometidos de trazer mais irmãos, ao convívio com Deus, evitando com isso que as famílias se desmoronem seguindo outros caminhos: Drogas, prostituição alcoolismo etc. , recuperando-as ao meio social, através de palestras educativas embasadas na Sagrada Escritura.

Nos identificamos:

Uma comunidade com 06 meses de atividades, com 40 (quarenta) casais de todas idades, que unidos oram, louvam, adoram e discutem em palestras assuntos familiares, internos e na sociedade no seu contexto geral nos dias atuais.

Justificativas do Projeto:

· Necessidade de materiais adequados para organizar o “coral”  (Equipamentos Musicais)
· Necessidade de pessoas e/ ou entidade congêneres, que se disponham em fazer palestras grátis envolvendo temas relativos a família;
· Necessidade de criação alternativas de ocupação para famílias que estão  envolvidas com drogas, criminalidade e prostituição;

 

Benefícios do Projeto (resultados esperados):

· Ocupação e proteção das famílias é uma necessidade muito grande nos dias atuais, com isso mantemos principalmente nos finais de semana lares ocupados em aprender e levar a outros lares, ensinamentos necessários a uma estruturação firme dentro do contexto social cristão;

· Recuperação das famílias marginalizadas pela: separação e / ou em fase de separação, droga, alcoolismo e prostituição;
· Retirar crianças carentes da condição da ociosidade  e abandono;
· Resgate dos laços familiares e o retorno obrigatório ao ensino escolar e pastoral;
· Possibilidade de acesso a alimentação adequada, esportes e assistência à saúde; 

 

 

 

Principal Entidade / Pessoas Responsáveis:

Entidade Responsável: PRELAZIA DE ITACOATIARA – PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCRITADO (Ministério da Família – PCR/MFU)

Pessoa Responsável: Padre Sergio Guevara – Pároco, e Padre Alessandro – Vigário

 Contato com a Entidade / Pessoas Responsáveis:

PCR/MFU:
e-mail: guelen2003@yahoo.com  

Fones: (92) 9115-3969

Padre Sergio Guevara – Pároco

e-mail: check_2mil6@hotmail.com

Fones: 9178-9730

Padre Alesandro – Vigário

Recursos e / ou Materiais  Necessários

· 01 (uma) Mesa de som de 10 canais Marca (Cicroton); *

· 01 (um) Equalizador Original VOXMAN; *
· 04 (quatro) Alto falantes WPU 15.PL 400 MRS; *
· 04 (quatro) Super Tuita Selene;*
· 02 (dois) Drive Selene 2,50;*

. 02 (dois) Drive Selene D-408 Titan;*
· 02 (duas) Corneta p/ Drive;*

. 01 (um) Amplificador CICROTON TURBO DE 6.000*

. 05 (cinco) Microfones Shure*

. 01 (um) Baixo;

. 01 (uma) Guitarra;

. 01 (um) Violão;*

. 01 (uma) Bateria*

. 01 (um) Teclado

. 02 (duas) Caixas de Som VOXMAN DE 600 W

Observação: O material com asterística é indispensável.

 

Materiais que fazem partes deste projeto:

  1. CD COM FOTOS DOS ENCONTROS;
  2. DVD COM ENCONTRO PROPRIAMENTE DITO;
  3. FOLDS.

 

 

 

DADOS DO PROJETO

 

 

 

Número do Projeto                          Nome do Projeto:

(PCR/MFU)                           GRUPO MUSICAL DO MINISTÉRIO DA FAMÍLIA

0001/08

 

Nome do Proponente:                                                                     Outros Projetos:

Prelazia de Itacoatiara /Paróquia de Cristo Ressuscitado                             Não

Ministério da Família.

 

Área Cultural                       Segmento                   UF                  Mecanismo

Música                                    Grupo Musical            AM                 Grupo da Soja

 

Síntese do Projeto:

Aquisição de equipamentos e instrumentos musicais, visando atender a comunidade como um todo e incentivando a participação das famílias, jovens e crianças.

 

Data: 11/07/2008

 

=================================================================================

================================================================================

 

BREVE HISTÓRICO

Nos anos 60, com o intuito de evangelizar mais o amazonas, o papa Paulo VI dividiu a Arquidiocese de Manaus em 14 prelazias (dioceses em formação), que foram entregues a congregações missionárias estrangeiras. Assim, em 19 de março de 1963, através da BULA papal “AD CHRlSTI” Paulo Vl criou a PRELAZLA DEITACOATIARA-AM e a confiou na responsabilidade “DA SOCIEDADE MISSIONÁRLA DE SCARBORO, com sede no Canadá. Logo chegaram os primeiros missionários: Pe. Francisco Paulo McHugh,  Pe. Douglas Mackinnon, Pe. Jorge Edward Marskell, Pe. Vicente Daniel e Pe. Miguel 0 'Kane, Pe. Guilherme, Pe. Patrício. Em 03 de outubro de 1967,  Pe. Francisco Paulo, que era superior do grupo, foi ordenado bispo, tendo exercido esse ministério até 1972, quando renunciou e retornou ao Canadá. Pe. Jorge Marskell assumiu como administrador apostólico até 30 de junho de 1978, quando foi ordenado bispo, ministério que exerceu até 02 de julho de 1998, data em que faleceu. No período de 1963 até a década de 80 muitos missionários da sociedade de Scarboro foram enviados a trabalhar na prelazia, mas a maioria retornou ao Canadá, permanecendo o Pe Omar Dixon. Para ajudar na prelazia, foram firmados convênios com dois institutos missionários Latino- Americanos: Missionários de Guadalupe (México) e missionários Xaverianos de Yarumal (Colômbia). Os missionários de Yarumal finalizaram convênio com a prelazia em dezembro de 2000, retornando para Colômbia. 0 Instituto Santa Maria de Guadalupe para as missões permanecem até esta data trabalhando nesta igreja local, contando com 4 padres. Desde a morte de D. Jorge, A prelazia ficou vacante até janeiro de 2000, quando a santa sé nomeou o 3o bispo prelado de Itacoatiara, Pe. Carillo Gritti, do Instituto da Consolata para as missões estrangeiras, até aquela data pároco da paróquia de santa Luzia, em Manaus, sendo consagrado bispo em 19 de março e tomando posse da prelazia no dia 26 de março de 2000.

Outros sacerdotes do clero secular vieram  trabalhar em nossa prelazia: Pe. Miguel Benitez  (Espanha), Pe. Arturo Egido e Pe. José Luis Sepulveda (Espanha), Pe. Volney Campos (São Paulo). Outro sacerdote missionário da consolota,  Pe. Luis Palumbo,veio ajudar no serviço pastoral.

D. Carillo procurou  trabalhar como prioridade em seu ministério a pastoral vocacional, criando o Seminário São José. Em Dezembro de 2001 e Junho de 2002, ordenou os primeiros sacerdotes para o clero diocesano: os padres Hamilton Barbosa e Graciomar Gama.

Até a presente data a prelazia conta com o trabalho de mais 08 sacerdotes do clero secular: Pe. Raimundo Pedro, Pe. Rosiley Pereira, Pe. Raimundo Lázaro, Pe. Lindomar Barbosa, Pe. André Serrão, Pe.Alex Viana,  Pe. José Bosco, Pe. Danilo.

PRELAZIA DE ITACOATIARA 50 ANOS

(1963 - 2013)

“Prelazia de Itacoatiara, evangelizando no coração da Amazônia”.

 

§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§

################################################################################

 

 

 

BOA NOITE.

Reverendíssimos Padres Missionários de Guadalupe nossos pastores espirituais, Queridos irmãos e irmãs, devotos e devotas de CRISTO RESSUSCITADO. Esta Paróquia constituída por cinquenta (50) comunidades, por nós representadas como coordenação, agradecemos a presença de todos vocês na participação deste ato que ora acaba de ser celebrado “O BANQUETE EUCARISTICO”.

AGRADECIMENTOS

 

É com um sentimento de imensa satisfação que chegamos ao fim de mais uma festa de nosso PADROEIRO CRISTO RESSUSCITADO. A festa do Padroeiro deve ser um tempo de paz, de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada. E podemos dizer que a festa de Cristo Ressuscitado de 2013, ano em que comemoramos 37 anos da criação da Paróquia, foi exatamente assim. Os dias passaram ligeiros e agora vai ficar a saudade de uma festa grandiosa. Desde o início nos dizíamos: a festa vai ser do tamanho que o povo  Urucuritubense quiser. E o povo quis que ela fosse grande, do tamanho que nosso Padroeiro merece. Obrigado, povo de Urucurituba! Obrigado Urucuritubenses presentes e ausentes! Obrigado, queridos visitantes, amigos de nossa cidade! O sucesso dessa festa, abaixo de Deus, deve-se a vocês! Sem a ajuda preciosa de vários voluntários, homens, mulheres, jovens e crianças, comerciantes, pescadores, criadores, agricultores, moto taxistas, taxistas, funcionários públicos Federais, Estaduais, Municipais ativos e aposentados, patrocinadores e pessoas que rezaram por nossa festa, nada disso teria acontecido.

Não queremos esquecer ninguém. Portanto, cada um que colaborou com a nossa festa, seja através do trabalho como da ajuda financeira ou da oração, merece um grande e sincero MUITO OBRIGADO.

É preciso, no entanto, meus irmãos e minhas irmãs, mencionar alguns grupos de pessoas ou entidades.

 

• Obrigado à equipe do leilão, que desde do inicio preparativo,  conduziu a peregrinação aos irmãos de Urucurituba, nas zonas urbana e rural. Obrigado a nossa tesouraria,  por seu trabalho incansável.

• Obrigado às famílias que nos acolheram em suas casas, durante a peregrinação e Oração:

• Obrigado aos padres e religiosas que estiveram conosco, como também ao Bispo de nossa Prelazia, Dom Carillo Gritti.

• Obrigado aos jovens através da pastoral da juventude PJ.

• Obrigado à Prefeitura Municipal de Urucurituba e suas Secretarias, grandes parceira de nossa festa, na pessoa do Exmo. Sr. Prefeito, Pedro Amorim. Câmara de Vereadores. Colégios Estaduais e Municipais que colocaram à nossa disposição funcionários professores, e alunos, nas mais diversas atividades.

• Obrigado aos Secretários Municipais, que não mediram esforços para que a nossa festa transcorresse em tranquilidade e muita organização.

• Obrigado aos funcionários da limpeza pública.

• Obrigado aos noitários e responsáveis por cada noite, que proporcionaram um número recorde de participação e arrecadação na mesa do leilão e outras atividades.

• Obrigado às equipes que trabalharam durante a nossa festa:

  • Ornamentação;    
  •  Equipe de limpeza; 
  • Equipe de liturgia;
  • Grupo de canto, tocadores e cantores, que embelezaram a nossa festa como nunca;
  • Coroinhas e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística;
  • Equipe de acolhimento;
  • Equipes das barracas da Igreja; mesa do leilão; Binguinho; e Mega rifa.
  • Equipe do jantar da festa (apostolado da Oração);
  • Equipe de faxina da casa paroquial;

• Obrigado à presença amiga da SONORIZAÇÃO “AS SOM” na pessoa do Senhor Azemar Arruda dos Santos.

• Obrigado às pessoas que doaram fogos de artifício, bem como as pessoas, que se propuseram em estar à frente da arrecadação.

• Obrigado aos que doaram prendas para os leilões e barracas e objetos para serem rifados ou para o festival de prêmios.

• Obrigado aos comunicadores das noitadas em especial a “Voz do Bolero”

• Obrigado aos funcionários da Paróquia, Marly, Vanessa Dourado, D. Rosária, Faustino, Pedro Dutra, Moises, Valdo pelo trabalho redobrado, bem como a Senhora Dorvalina, por sua presença atuante na casa paroquial esses dias.

• Obrigado aos irmãos que divulgaram a festa pelo Face Book;

• Obrigado a Polícia Militar, Policia Civil, Conselho Tutelar, pela segurança de nossa festa.

Queridos irmãos e irmãs, se esquecermos de alguém, perdoem nossa pobre memória. Mais de todo coração, sintam-se todos abraçados. Queremos agradecer a TODAS AS PESSOAS que nos ajudaram materialmente, espiritualmente, e, com seu trabalho voluntário. Que nosso PADROEIRO CRISTO RESSUSCITADO, abençoe a todos e nos conceda dias de paz e prosperidade!

E tenham certeza de que, toda a arrecadação de nossa festa, será aplicada nos serviços de evangelização, e na continuidade das obras da construção de nossa Igreja.

Finalizo usando as palavras de nosso PAPA FRANCISCO

Eu gostaria que todos, após esses dias de Graça, tenhamos a coragem, exatamente a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de construir a Igreja no sangue do Senhor, que foi derramado na Cruz; e de confessar a única glória: Cristo Crucificado e RESSUSCITADO”.  

 

Muito obrigado!

Em: 14/04/2013 

Protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais

Por. R. Marques

 

===================================================================================

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

 

AGRADECIMENTOS:

BOA NOITE.

Senhor Prefeito, Senhores Vereadores presentes, irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Esta Paróquia constituída por quarenta e oito comunidades, por nós representados como coordenação, agradecemos a presença de todos vocês na participação deste ato que ora acaba de ser celebrado “O BANQUETE EUCARISTICO”. Como igreja, continuaremos as nossas orações por todos vocês, para que o Santo Espírito de Deus continue vos iluminando em suas trajetórias administrativas. Senhores, Já colocamos em outra ocasião, aqui mesmo na presença da comunidade algumas sugestões para serem incluídas em seus planos de governos, por isso simplesmente os recomendamos, que não seja somente hoje, mais que na medida do possível, possam sempre participarem de outras celebrações na casa de nosso Salvador, pois só Ele pode nos guiar como guiou Salomão para dirigir o seu povo com sabedoria.

Senhor Prefeito, Senhores Vereadores, esta Paróquia se coloca a disposição de Vossas Excelências, a qualquer momento através de seu Pároco, Vigário, Coordenação, Pastorais e comunitários, para partilharem das decisões de bem comum a todos os nossos munícipes.

E agora, o que podemos desejar, aqui, diante de Vossas Excelências? Que não falte paz e oportunidade a ninguém nesta cidade. Que nossas crianças sejam nutridas de esperanças e perspectivas. Que a nossa força seja sempre do tamanho da nossa fé.

E que recaia sobre todos nós a bênção do Nosso Padroeiro Cristo Ressuscitado e o Espírito Santo vos ilumine com sabedoria, para juntos, Começarmos  aqui um novo tempo para o governo e o povo de Urucurituba.

Muito obrigado!

 

 

Em: 06/01/2013 

Protegido pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998 - Lei de Direitos Autorais

Por. R. Marques

 

Palavras do Papa Francisco

 

Eu gostaria que todos, após esses dias de Graça, tenhamos a coragem, exatamente a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de construir a Igreja no sangue do Senhor, que foi derramado na Cruz; e de confessar a única glória: Cristo Crucificado”.  

 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

ANIVERSÁRIO DOS MISSIONÁRIOS DE GUADALUPE

O POVO DE URUCURITUBA

OS PARABENIZA.

COMO COMEÇOU

  • Missionários de Guadalupe em Nairobi, no Quénia: conviver com toda a gente
    Os Missionários de Guadalupe – uma sociedade de vida apostólica, expressão do compromisso missionário da Igreja do México – vivem e trabalham há 39 anos em Kibera, um bairro-de-lata da cidade de Nairobi, a capital do Quénia. Num dos bairros epicentros da violência que devastou o país em fins de 2007, os missionários pregam um Evangelho de reconciliação e promovem a justiça.

Histórico do 1º MISSIONÁRIO
PADRE RAUL NAVA

  • O P.e Raúl Nava, superior provincial dos missionários de Guadalupe no Quénia, nasceu em S. Pedro de Buenos Aires, uma pequena aldeia do Estado do México, a cerca de 100 quilómetros do Distrito Federal. Procede de uma família de camponeses bastante numerosa – são onze irmãos –, com uma grande experiência de fé, como a maioria das famílias mexicanas.
  • A primeira missão do P.e Raúl foi o Brasil. Depois destinaram-no a Angola e, finalmente, aterrou no Quênia, no bairro de Kibera, onde já está há dez anos. Ia com a experiência eclesial do Brasil, onde tinha sido coordenador da pastoral da terra na Amazônia. Por isso, ao chegar ao Quénia, pediu para ir para zonas rurais. Queria trabalhar com os Masai ou os Turkana. Porém, não foi assim. «Não escolhi Kibera», reconhece. «Mas fiquei encantado.»
  • Os Missionários de Guadalupe são uma sociedade de vida apostólica fundada pelos bispos do México para colaborar na atividade missionária da Igreja. A sua principal tarefa é colaborar na promoção de agentes de evangelização e de transformação social. Sentem-se chamados a trabalhar fundamentalmente com os não cristãos, dado que o seu objetivo é a primeira evangelização.
  • «Em Kibera, concretamente, sentimo-nos desafiados pelo abismo social, a diversidade de culturas, o pluralismo religioso», explica o P.e Raúl. «Em colaboração com outras instituições, fortalecemos a liderança, facilitamos a reconciliação, promovemos o diálogo inter-religioso, a inculturação, dando sempre o protagonismo às pessoas e procurando uma formação integral através dos diversos ministérios.»

 

 

NOSSOS MISSIONÁRIOS EM
DIVERSAS ATIVIDADES MISSIONÁRIAS. (NO MOSTEIRO ÁGUA VIVA COM MINISTROS EM RETIRO ESPIRITUAL).

  

 Nosso Pároco muito alegre

   

Padre Alexandre Celebrando

 

AGRADECIMENTOS

  • A COORDENAÇÃO DA PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCITADO ATRAVÉS DE TODAS AS PASTORAIS E AS 48 COMUNIDADES AGRADECEM POR TODOS OS TRABALHOS PRESTADOS PELOS MISSIONÁRIOS DE GUADALUPE.
  • DENTRE ELES OS PADRES: - RAUL – ZE LUIZ – JORGE - SERGIO – CHACON – ISRAEL – GOLLAZ E PADRE MANUEL (MANOLO). 
  • Virgem Maria de Guadalupe,
    Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive.

    Em São Juan Diego, o menor de teus filhos,
    tu dizes hoje aos povos da América Latina:
    “Não estou aqui, eu que sou tua Mãe?
    Não estás sob minha sombra?
    Não estás por ventura em meu regaço?”
  • Oh Doce Senhora!,
    Oh Mãe Nossa!,
    Oh Sempre Virgem Maria!,
    tua presença nos faz irmãos!

    Acolhe com amor esta súplica de teus filhos
    e abençoa esta tua amada terra
    com os dons da reconciliação e da paz.
  • Amém

NÃO ENVIE MISSIONÁRIO

Não envie missionário se fores esquecê-lo
Não envie missionário se não queres mantê-lo
Não envie missionário se não queres ajudá-lo
Não envie missionário se queres só retorno financeiro
Não envie missionário só com palavras sem ação de fato
Não envie missionário para cobrar resultados rápidos
Não envie missionário se julgar que um missionário é um super homem
Não envie missionário só para fazer nome
Não envie missionário se vai deixar falta-lhe o pão
Não envie missionário se vai faltar-lhe comunicação
Não envie missionário se teu coração não for com ele
Não envie missionário se não é capaz de amá-lo
Somente envie missionário se há em tua vida e coração amor e compromisso com missões!

Lá fora, além das paredes que te cercam
e protegem, longe do calor que te aquece
o corpo e o coração,está a grande vinha do Senhor;
crianças que perderam os pais,
mil mulheres que vendem o corpo,
milhões de jovens que procuram uma razão de ser;
povo, que é teu povo, caminhando
irremediavelmente para o abismo...
Para!!!. Olha!!!. Pensa!!!. E ouve teu desafio
na própria voz do Mestre:
“Levantai os olhos e vede...
Vai hoje trabalhar na vinha...”
Ainda é tempo de obedecer,
alcançar a vinha aqui, ali, além;
sustentando aqueles que vão,
onde estiver um deles pregando a salvação,
tu estarás, também.

 

URUCURITUBA-AM. 23/04/2012

  • PASTORAL DA COMUNICAÇÃO.
  • DA PARÓQUIA DE CRISTO RESSUSCITADO

ID Y PREDICAD EL EVANGELIO A TODA CRIATURA. HE AQUÍ, YO ESTARÉ CON USTEDES HASTA EL FIN DE LOS TIEMPOS.
AMEN.

  • FELICITACIONES

 

 //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

 

HISTORICO DOS MISSIONÁRIOS DE GUADALUPE COMPLETA

COLABORAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO; RAIMUNDO CHAVES MARQUES

ANO: 2013

********************************************************

HISTORIA DE LOS MISIONEROS DE GUADALUPE COMPLETO

COLABORACIÓN DEL MINISTERIO DE COMUNICACIÓN

Coordinación; LLAVES Raimundo MARQUES

AÑO: 2013

 

30 de Janeiro de 2009 | 962 visitas

CIDADE DO MÉXICO, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 (ZENIT.org-El Observador).- O X Capítulo Geral dos Missionários de Guadalupe elegeu, em sua reunião do dia 27 de janeiro, o Pe. Juan José Luna Erreguerena para o cargo de superior geral. 

A Congregação para a Evangelização dos Povos confirmou tal eleição e concedeu sua autorização para torná-la pública. 

E em sua reunião do dia 28, elegeu os quatro conselheiros gerais, que aceitaram o cargo. São os padres Raúl Ibarra Hernández, primeiro conselheiro (vigário geral); Fernando Montes Ledezma, segundo conselheiro; Raúl Nava Trujillo, terceiro conselheiro e Salvador Rojas Vega, quarto conselheiro. 

O Instituto de Santa Maria de Guadalupe para as Missões Exteriores foi fundado pelos bispos do México em 1949 e, sustentado por eles desde então, participa da missão da Igreja formando, enviando e sustentando seus missionários no trabalho sempre necessário da evangelização dos que não crêem em Cristo. 

Atualmente, há cerca de 165 Missionários de Guadalupe servindo no mundo, especialmente na África, Ásia e América. 

Para mais informação, pode-se visitar o site www.mg.org.mx  

(30 de Janeiro de 2009) © Innovative Media Inc.

 

 

 

 

Estamos em um mundo em que a reforma das estruturas econômicas e sociais marcaram um novo paradigma no diálogo e unidade com a Igreja universal.

Queremos viver da mesma forma que os desafios do mundo de hoje significativamente marcar as características essenciais de uma abordagem nova e valores médios que fazem vocação cristã e sacerdotal.

 

Sob sempre necessário promover e moldar as vocações missionárias, nossa igreja está de frente para o México com a necessidade de rever a sua própria história e torná-la uma fundação releitura em termos concretos, uma "história da salvação" para o nosso povo. A celebração do Bicentenário marca o nascimento de uma nação em luta com sua própria identidade reconhecida e profundo, com uma clara oportunidade de reconhecer as raízes e redescobrir os desafios atuais de uma cultura religiosa que estende as suas raízes para as próprias culturas indígenas, que posteriormente por causa da miscigenação, tornou-se um irmão novas pessoas.

Gratidão e Solidariedade é o nosso grito de novo, um anúncio que ouvimos evangelização através várias culturas onde damos o nosso serviço de evangelização. Em nome de nossa Mãe de Guadalupe, nossos missionários têm sido modelo de prestação de serviços e ministério na Igreja Universal.

Uma nova cultura profissional nos leva a procurar novas formas de vida e solidariedade missionária nasceu de uma verdadeira conversão a Cristo. Em um acompanhamento filial Cristo e da Igreja, queremos mostrar gratidão a Deus pela graça e os dons recebidos de cada membro da família Missão recebeu através desta casa treinados.

No contexto de solidariedade com os bispos mexicanos, apoiamos o desenvolvimento e proteção da família nuclear, essencial da nossa sociedade. Fortalecer os valores, identidade e essência em situações de confusão e falta de compromisso que se manifestaram. Assim, nos aniversários de cinco países fundadores missão como Seminário Missão, damos graças a Deus pelo grande dom recebido.

Nós sentimos a necessidade urgente de anunciar aos outros a boa notícia de Jesus Cristo e, assim, promover a solidariedade na vocação missionária. Queremos formar uma cultura vocacional em que desencadeia profunda necessidade de se juntar em servir a Deus e aos nossos irmãos em necessidade.

Promover a vocação missionária também está buscando um profundo sentimento de esperança para a nossa irmã, no mundo, é proclamar a vida de Deus em uma digna e de apoio para todas as pessoas que sofrem, está também a reforçar os laços de grande família missionária que protege os valores do reino no coração de cada ser humano que precisa transcender Cristo chamou vida cheia de graça. Animado viver a nossa vocação com fé na bondade da Grande Família Missionária MG

P. Fco Gerardo Hernández Ochoa, MG 
Reitor

Etapas de formação para o sacerdócio missionário

 

Estágios

Alvo

VOC

Career Center

Respondendo ao chamado do Senhor para servir como um padre na igreja missão ad gentes. Ou seja, potenciais candidatos Seminário Missão recavar.Fazer a seleção eo treinamento básico do seminarista futuro.

Seminário Menor

Proporciona aos alunos, elementos de favores humanos, intelectual e cristã, através de um processo de acompanhamento e discernimento vocacional, resposta livre e maduro ao chamado de Deus.

Seminário

Cultive mais claramente as gentes vocação de anúncios de candidatos ao sacerdócio, ajudam a formar verdadeiros pastores exemplo de Jesus Cristo, enviado pelo Pai, e para se preparar para o ministério sacerdotal missionária.

CISEMI

Curso introdutório no Seminário da Missão

Complemente candidato no conhecimento humano, cristão e profissional que o seminário, o Instituto e da Igreja através da vida da comunidade, de modo que escolhe livremente o sacerdócio missionário.

Filosofia

Formação dos jovens na compreensão e interpretação da pessoa humana, sua liberdade e sua relação com o mundo e com Deus através do estudo e da prática de humano-cristãos valores filosóficos em um processo claro para a opção sacerdotal missionária .

CESPA

Curso de espiritualidade e pastoral

Aprofundar as fontes de vida espiritual e apostólica para uma maior compreensão da vocação missionária, que vai se materializar em seu trabalho pastoral e membro temporário no Instituto.

Teologia

Adquirir uma formação abrangente teológica, confirmando seus vocação sacerdotal missão ad gentes em sua escolha de pertencer ao Instituto e renda perpétua ao sacerdócio.

Missões de treinamento

Educação teológica Continuar a adquirir proficiência linguística e conhecimento da cultura do país que o trem para o trabalho missionário na Igreja local.

Diáconos

Assumir conscientemente seguir a Cristo, enviado pelo Pai, chamando para anunciar o Reino, em espírito de serviço e de caridade em seu ministério diaconal como preparação imediata para o sacerdócio.

Ordenação

Formação sacerdotal é coberto pela projeção e integração das quatro dimensões fundamentais, a saber: humana, espiritual, intelectual e apostólica (RFS OT e 11). Entre estes é necessário, um equilíbrio constante e acompanhamento apropriado com base no desenvolvimento integral da pessoa, de modo que essas dimensões cumprir profundamente conectadas e coordenadas de forma a garantir uma formação abrangente inicial. 

Além do equilíbrio e desenvolvimento profundidade do mesmo olhar no carisma missionárioad gentes, duas linhas fundamentais da nossa educação que, quando integradas forma, o ápice de nosso treinamento missionário. O carisma missionário ad gentes Guadalupe garante finalidade apostólica da. Humana, espiritual e intelectual de uma visão concreta que unifica e por sua vez, determina todo o treinamento de alunos no Seminário da Missão

 

A resposta generosa dos Missionários de Guadalupe Igreja chamada a anunciar o Evangelho no mundo se manifesta de várias maneiras: 

- A vida consagrada no ministério sacerdotal dentro do Instituto, 

- A atividade missionária dos fiéis leigos que colaboram nas Missões, 

- Os sacerdotes associados com o trabalho missionário, 

- As comunidades paroquiais, onde promovem o espírito e as vocações missionárias, 

- E o profissional canteiro formando o Kids Club .

 

 
 
 
     

 

 

Instituto Nossa Senhora de Guadalupe para as Missões Estrangeiras


Os Missionários de Guadalupe (MG) ​​é uma sociedade de vida apostólica, padres formados por mexicanos dedicamos nossas vidas para a missão ad gentes.

Veneram como padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do México e do modelo em nosso trabalho de evangelização.

Nossa tarefa é ir e pregar o Evangelho ad gentes, isto é, não-cristãs povos, para estender o Reino de Deus e estabelecer a Igreja que ainda não tenha sido estabelecida, a envidar esforços especiais na promoção e formação de agentes de evangelização e clero local.

Como a sociedade clerical missionária de vida apostólica de direito pontifício, responder ao mandato do Papa através da Congregação para a Evangelização dos Povos, e indo para os não-cristãos que Sua Santidade indicar.

 

 

 

tividades


"A boa notícia do reino que vem e que já começou é para todas as pessoas de todos os tempos.Aqueles que já receberam e aqueles reunidos na comunidade de salvação pode e deve comunicar e se espalhar. "(Evangelii nuntiandi, n º 13.)

Os Missionários de Guadalupe, convidamos todos os fiéis a conhecer e viver o seu dever missionário batizado. Através de vários processos promover a conscientização consciência sobre o que significa ser testemunhas da fé, arautos do amor de Cristo, e convidar todo o povo de Deus para participar do zelo missionário de transmitir a luz da fé.




Peregrinação anual dos Missionários de Guadalupe

Não podemos ficar indiferentes a milhões de irmãos que não conhecem Jesus Cristo. Por isso, uma das nossas principais tarefas é enviar agentes de evangelização aos não-cristãos.

 




Pe. Juan José Luna Erreguerena, Superior Geral MG no Quênia

Nós também informar sobre nossas atividades missionárias através de impressão e vários meios de transmissão, onde, enquanto nós incentivar o espírito missionário em nosso país, nós relatamos as nossas experiências em países de missão. Através da produção de material e tentar trazer artigos religiosos aos fiéis de todas as idades a viver a vocação missionária.


 

 

Através do contato com os nossos missionários e nossos parceiros buscam católicos mexicanos estão mais próximos da realidade dos países onde estamos evangelizando.Desenvolvemos várias atividades para o crescimento espiritual ea convivência com a comunidade, envolvendo desde crianças a adultos, para promover a consciência de pertencer a nossa grande família missionária. 


 


Padrinho Dia em Guadalajara, México, 2009

Além disso, inspirado na experiência multicultural que nos fornece no trabalho missionário, temos fundou duas escolas cujo ideal é buscar o diálogo e abertura, oferecendo altos padrões acadêmicos e cultivar entre os jovens e suas famílias os valores humanos com inspiração cristã. Em Guadalajara, Jalisco, o Colégio Alonso Manuel Escalante e Escalante oferece ensino fundamental e médio, e na cidade do México, a Universidad Intercontinental, o ensino secundário e profissional superior.


 

 

 

 

 

 

 

Os Missionários de Guadalupe que expandimos a nossa família missionária através da promoção direta entre os católicos mexicanos, que iria partilhar a viagem do nosso Instituto com uma projeção tripla: histórico, cultural e evangelizadora.

 

História


1938 Iniciativas para a criação de um seminário para treinar missionários.

A primeira pedra para a fundação de nosso Instituto foi colocado 11 anos antes de sua fundação oficial, quando três notáveis ​​mexicanos, motivados por um profundo amor pelas missões, concebeu uma idéia: fazer um instituto dedicado especificamente para missões mexicanas extrajeras.

Em 1938, Enrique Mejia, Carlos Quintero Arce entrou e Enrique Salazar, com quem manteve uma estreita amizade, colocam a sua esperança em trabalhar para o Instituto Mexicano de Missões Estrangeiras. Em 1941, quando Enrique Mejía foi ordenado, consagrada com seus dois amigos a idéia de dedicar a sua vida e os seus esforços para alcançar tal façanha cativante.


Monsenhor Carlos Quintero Arce


Pai Enrique Salazar

As discussões começaram, Pe. Salazar discutido o assunto com o Arcebispo Miguel Darío Gómez y Miranda, Bispo de Tulancingo, e P. Quintero, com o Bispo José Garibi e Rivera, Arcebispo de Guadalajara, e correu as vozes e idéias preliminares.

Por sua parte, Dom José Ignacio Márquez e Toriz também brincando com a idéia de fundar um seminário missão. Na União Missionária do Clero (UMC) Projeto falou um seminário missão estrangeira no México, para concentrar os seus esforços na formação específica dos sacerdotes que tinham vocação infinitamente generoso para anunciar o Evangelho a outras terras do mundo.


Dom José Ignacio Márquez e Toriz

Os esforços de Dom Marquez e P. Mejia foram unificadas durante o primeiro Congresso Missionário Nacional em novembro de 1942. Na ocasião incentivou especialmente difusão, do ambiente e da oração para um projeto tão nobre.

Em 1945, Dom Miguel Darío Miranda y Gómez e José Ignacio Márquez Toriz Bispo reconciliar os seus esforços e falou sobre este sonho e progrediu resultados obtidos até agora. Pouco tempo depois, o episcopado mexicano aceitou por unanimidade o projecto de Missões seminário da Fundação, e também criou um conselho formado por dois sacerdotes episcopais.

Longo foi o caminho que eles correram, cheio de orações, propaganda e ilusões, mas, acima de tudo, cheio de trabalho e organização. A criação de nosso Seminário mexicano para as Missões Estrangeiras estava prestes a culminar.

Apesar de muito trabalho tinha sido feito anteriormente, ainda era necessário desenvolver estruturas sólidas e construir o projeto.

 

1949 Seminário Início mexicana para as Missões Exteriores.

Para uma façanha tão colossal como a criação deste seminário era necessário ter um líder cuja capacidade era compatível com os objetivos pretendidos sejam alcançados. Havia mais notável mexicano, experiente, dedicado à sua fé e dispostos para o trabalho missionário que o Bispo Alonso Manuel Escalante e Escalante.


Monsenhor Manuel Alonso Escalante

Dom Miguel Darío Gómez y Miranda, Bispo de Tulancingo, ele sabia, e, dada a tarefa de consolidar a criação do Seminário Missão, abordou a Maryknoll Seminário Missionários experientes de Missões Estrangeiras, localizado em Nova York, Estados Unidos Os Estados, com o objetivo de aplicar cinco sacerdotes para abrir a nova unidade e trabalhar nele até que seja desenvolvida o suficiente. Especificamente procurou a ajuda do bispo Escalante para servir como o primeiro reitor do seminário.

Após a aceitação de Maryknoll Bispo e Escalante, ele foi para o México para cumprir a tarefa. Desde sua saída da Missão de Pando, na Bolívia, e fez o seu caminho para o México, não se esqueça de ecoar os planos tiveram em nosso país e até visitou o Seminário Missão da Colômbia, como parte de sua preparação.

Uma vez no México, começou a obra e decidiu que seria o Seminário Maior na Cidade do México, para destacar o caráter nacional do trabalho, enquanto os seminários menores seria localizado em Puebla e Guadalajara.


Seminário no trabalho


Nosso seminário menor em Guadalajara, Jalisco

Monsenhor Escalante moveu igualmente nos planos de trabalho do seminário futuro. Primeiro pensou o caráter educativo da instituição, para promover o apostolado em países onde foram atribuídas missões.Além disso, a promoção vocacional concebido para alcançar um apostolado direto através de um plano espiritual que abundam em oração e mortificação. Monsenhor Escalante conhecia as vicissitudes da manutenção de um seminário com tais afirmações, assim também criou um plano financeiro foi baseado principalmente na caridade dos fiéis mexicana.

A "Quinta Alamos", localizado em um lugar tranquilo de Tlalpan, foi escolhido para iniciar a construção do seminário, previsto para 07 de outubro de 1949. O Bispo amor Escalante imensa sentia pela Virgem de Guadalupe o motivou a anunciar à Virgem de Tepeyac como Padroeira das Missões seminário extrajeras. Esta decisão teve o apoio e aprovação do clero mexicano.


Quinta Los Alamos em Tlalpan, Cidade do México

Assim, de coração nostálgicos relembram 11 anos muito antes desta inauguração, mas seu olhar fixo em um futuro alegre e esperançoso de que estava para começar na sexta-feira, 7 outubro, 1949, às 8: 30 horas da manhã, Dom José Ignacio Márquez celebrada missa de abertura Toriz.

Havia 12 alunos que formaram a primeira geração, mas eles não estavam sozinhos, eles foram abençoados pelos bispos, sacerdotes, religiosos benfeitores e patrocinadores de todas as regiões do México. Naquele tempo as amostras foram também recebeu apoio internacional. Tão cheio de alegria e boa vontade, foi aberto oficialmente pelo nosso Seminário mexicano para as Missões Exteriores.


Monsenhor Escalante e estudantes do Seminário

 

Estrutura


O gráfico a seguir mostra a organização básica do nosso Instituto, presidida pelo Superior Geral, Vigário Geral e os quatro conselheiros, eleitos a cada seis anos, pelo Capítulo Geral. As direcções são responsáveis ​​por fortalecer e apoiar nossos esforços para fazer um sucesso da nossa tarefa. Finalmente, parece cada uma de nossas missões, divididas em três continentes onde estamos: América, África e Ásia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Missões

 

 

Ásia

 

Japão

O Japão foi a nossa primeira missão, chegamos lá em tempos de guerra. Os três primeiros Missionários de Guadalupe chegou à Diocese de Sendai, em agosto de 1956. O testemunho cristão é a base do trabalho de evangelização neste país altamente técnico e altamente desenvolvida economicamente.

Coréia

O povo coreano religiosos por natureza, abriu seu coração para a Palavra de Deus. Anunciando o Evangelho na Coreia, "terra da calma da manhã", desde 1962.Além de ministério paroquial com ênfase evangelística, a conduta pastoral especializada, com pacientes, estudantes, trabalhadores, migrantes, e assim por diante.

Hong Kong

Em Hong Kong, "Porto Perfumado", chegou em 1975.Atendemos as comunidades que vivem problemas de uma cidade enorme, com espaço limitado para o desenvolvimento do ser humano. Buscando um encontro com essa cultura antiga, apresentamos a Palavra de Vida e aguardar com esperança a abertura do povo chinês para o trabalho de evangelização.

     
     

Para saber mais sobre a nossa missão no Japão pode clicar neste link

Para saber mais sobre a nossa missão na Coréia pode clicar neste link

Para saber mais sobre a nossa missão em Hong Kong pode clicarneste link

 

 

    África

 

Quênia

Desde 1965 temos vivido e começou a caminhar com a Igreja do Quênia, construir e entregar clero local nas paróquias para dioceses. Evangelizar em regiões e comunidades de Maasai e Turkana população e áreas marginalizadas de Nairobi.

Angola

Chegamos em Angola em 1981 para liderar o Seminário Maior da Arquidiocese de Luanda, a convite de Monsenhor André Muaca. A cidade sofreu uma guerra há mais de 40 anos, por isso nosso desafio é ser instrumentos de reconciliação e de contribuir para a reconstrução da sociedade angolana e, acima de tudo, para o resgate dos valores cristãos.

Moçambique

Em outubro de 2000 os nossos três primeiros missionários chegaram à Diocese de Chimoio, Moçambique. Apoiamos a Igreja desta nação em várias paróquias na formação permanente dos catequistas e dos cuidados do Seminário Menor da Diocese, que começou a pedido de Dom Francisco João Silota.

     
     

Para saber mais sobre a nossa missão no Quênia pode clicar neste link

 

Para saber mais sobre a nossa missão em Moçambique pode clicarneste link

 

 

    América

 

Peru

O anúncio do Reino e de cooperação com uma igreja irmã dão sentido à nossa presença evangelizadora no Peru.Chegamos na nação sul-americana em 1980 e as prioridades do nosso trabalho ter sido o catecumenato, educação e vocação. Nosso desafio é mostrar a autenticidade do testemunho cristão e reforçar a presença missionária, que revela a mensagem de salvação.

Brasil

Os Missionários de Guadalupe estão presentes no Brasil desde 1988, na Prelazia de Itacoatiara, no interior do estado do Amazonas. Servimos paróquias vibrantes, sentado às margens do grande rio, onde encontramos povo mestiço, alegre, simples, muito religiosa, e ele anseia por mais sacerdotes para celebrar a Eucaristia.

Cuba

Desde 1995, nossos missionários estão na ilha de Cuba. Eles são atualmente a cargo de várias paróquias da Arquidiocese de San Cristóbal de La Habana, e acompanhar as comunidades emergentes. As raízes da fé católica da república irmã não estão extintos. Nosso desafio é a formação humana e cristã das novas gerações de cubanos.

     
     

Para saber mais sobre a nossa missão no Peru pode clicar neste link

   

Guatemala

Los Angeles, CA EUA

 

Guatemala, nosso vizinho do sul, é um anseio de pessoas a conhecer a Cristo. Este país abriu suas portas para os nossos missionários leigos associados (MLA), em 1987, que desde então paróquias suportados, ensinou e ajudou instrução na administração sacramental e pastoral, o catecumenato, promoção vocacional e atendimento de doentes e deficientes.

Em 1974, o Exmo. Sr. Cardeal Timothy Manning, arcebispo de Los Angeles, Califórnia, um grande devoto da Virgem de Guadalupe, nos permitiu nos estabelecer em que arquidiocese.Anos mais tarde nós confiada a paróquia de St. Paul, a multiplicidade de paroquianos étnicos desta freguesia, formada por Anglo fiel, Africano, coreano e Latino verdadeiramente missionária exige atenção.

 
     
 

 

 

 

Museu MG

Saiba mais sobre o nosso museu em seu blog: 
museomisionerosdeguadalupe.blogspot.com

 

 

O Museu MG dá-lhe a oportunidade de visitar suas exposições temporárias e permanentes para mostrar a riqueza cultural de cada uma das populações onde se realizaram missões evangelísticas na Ásia, África e América.

Nós também oferecemos atividades que enriquecem o conhecimento cultural, artístico e religioso dos diversos países, permitindo-nos uma melhor compreensão da diversidade cultural.

 

 

Visita guiada ao museu 
É uma breve discussão sobre a cultura de diferentes povos para que nossos missionários trouxeram o Evangelho. No geral, menciona seus costumes, tradições, valores, crenças e expressões artísticas, bem como qualquer evento que reforça a explicação oferecida para os visitantes.

Dinâmica recreativa 

 

 

 

Ele consiste em uma atividade recreativa em que os visitantes se divertir e testar seus conhecimentos e habilidades com testes e materiais de ensino.

Projeção 
Complementa a visita e é escolhido de acordo com um tema específico, de acordo com as necessidades do grupo de (1).

Workshops 
Ajuda a aumentar a compreensão, percepção, consciência e participação dos visitantes sobre a cultura de um país em missão, por meio de atividades recreativas, artísticas e motor, de fácil execução (2).

Visite o capela central 
Expandir informações sobre os Missionários de Guadalupe e mostra parte do patrimônio cultural do Seminário.

Jogos e coexistência 
Ampliar a convivência entre os membros do Instituto e suas famílias, através do jogo, em diversas actividades e jogos.